segunda-feira, 18 de março de 2013

Cheap Magic Inside


      E se há um momento em que devíamos parar é este. Não só porque o nome da música é o de uma estação em Lisboa - tantos outras músicas de Beirut têm nome de cidades - mas porque este momento é celestial. Cheap Magic Inside não tem a ver com a magia no sentido tradicional, mas com uma outra magia: a da música. Uma banda e um homem que vagueiam por Brooklyn (se bem que a última cena é em Paris) povoando a cidade com música. Não se trata apenas de um concerto em andamento, mas de algo mais: fazer música nos mais diferentes elementos urbanos, desde um prédio, a apartamentos, casas, jardins (lugares comuns) a garagem dos carros que vendem gelados (um regresso à infância) ou, finalmente, uma igreja (a experiência religiosa?). 
      Em cada um deles o som é distinto, a música é diferente, como são os próprios instrumentos - criadores de som - que vão sendo usados ao longo do filme e que dão voz também aos lugares que ocupam. Zach Condon, é o homem da errância que caminha pelos diferentes locais, uma linha que vai ligando todos os lugares de uma maneira ou de outra, especialmente através da sua voz, cantando os amores e desamores, os encontros, as estações e paragens, inventando um mapa emocional, musical e físico para The Flying Club Cup, um disco fabuloso. 
      Mas Cheap Magic Inside é muito mais do que isso. É a viagem individual de cada um de nós ao som de Beirut e da imagem de Vicent Moon e Chryde onde descobrimos como é possível habitar o espaço com música, com o coração e, talvez, com uma certa melancolia (a cena no táxi em Paris é disso testemunha). Se há magia é em descobrir este filme. Eu cheguei atrasado, é verdade. Conheço bem os discos de Beirut e gosto de todos, incluíndo aqueles em que o artista tem outro nome. Ainda não tinha tido oportunidade de ver o filme - se bem que está disponível completo aqui - mas tudo tem um tempo e o meu tempo de ver este filme foi agora, o momento em que eu parei em Santa Apolónia.

Sem comentários:

Enviar um comentário